quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Nem de direita nem de esquerda. Em frente.

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente" (Citação que dá início à primeira parte de Zeitgeist Addendum)

        Zeitgeist é um documentário produzido pelo diretor e ativista estadunidense Peter Joseph, e foi disponibilizado gratuitamente na internet em 2007, abordando temas polêmicos e dividido em três partes, cada uma dedicada a um tema - Jesus, 11 de setembro e Reserva Federal dos EUA. No ano seguinte, também grátis na internet, saiu o Zeitgeist Addendum, estruturado de uma forma um pouco diferente. Também dividido em partes, abordava vários assuntos em cada uma, sendo que essas eram relacionadas entre si, não desconexas como no primeiro. Aqui, ao invés de discutir apenas fatos passados, há a apresentação de propostas e a criação do Zeitgeist Movement, que tornou-se necessário, imagino, após a repercussão atingida pelo filme. O Projeto Vênus é o ponto principal da discussão, no qual culminam inclusive os temas abordados no filme anterior, mas agora relacionados tanto à proposta do projeto quanto aos fatos que levaram à sua criação. 
 O segundo filme apresenta um projeto de sociedade sustentável que não tinha dimensão e nem imaginava já ter sido idealizado. Por mais que o segundo faça sentido por si só, recomendo que quem for assistir veja o primeiro antes. A questão da Reserva Federal estadunidense é muito abordada nesse segundo filme, e o conteúdo das outras duas partes também serve de argumento em alguns momentos.  
Sugiro que quem puder assista aos filmes. Não precisa ser crítico e revoltado eterno, pode ser conservador e contrário a qualquer uma das propostas e ideias apresentadas, mas, mais dos que apontar erros e fazer propostas, documentários como esse são excelentes exercícios de reflexão. São duas horas de bombardeio ideológico, não da forma alienante, mas de forma detalhada e compreensível. Outra questão que faz esse segundo documentário merecer tanta atenção é a sua aparente isenção de ideologias prontas. Não temos aqui um documentário de esquerda ou direita, mas uma visão ampla de falhas em todos os sistemas econômicos e políticos já implantados até hoje. 
        Ao redor do mundo pessoas se reúnem para discutir o movimento Zeitgeist, incentivado pela própria produção e organização dos filmes. Não me considero uma pessoa engajada ao ponto de já fazer qualquer coisa em prol das ideias do movimento, mas acho que essa é uma ideia que deve ser passada.
Em janeiro de 2011 estreará o terceiro Zeitgeist, dessa vez com o subtítulo Moving Forward (não vi a tradução oficial ainda). O tema será basicamente o do segundo filme, ainda seguindo as ideias do Projeto Vênus, aprofundando ainda mais a ideologia da economia baseada em recursos.

         Trailer de Zeitgeist: Moving Forward


Links

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Los Porongas no Musgo

Pela sétima ou oitava vez em Uberlândia, a banda acreana Los Porongas tocou no último dia do Festival Musgo, que aconteceu na UFU semana passada. Todas as vezes em que tocaram aqui ou não fiquei sabendo ou não pude ir. Só conhecia uma música, mas sempre quis assisti-los por só ouvir críticas positivas a respeito de seus shows. 

                                 Foto: www.tamboril.org

Não diria que a banda é inovadora e que tem algo a mais musicalmente, mas quanto ao show... Foi um dos mais intensos que já vi na minha não-muito-longa vida. Logo no começo o guitarrista já estava suado, o vocalista estava em êxtase e o baterista ficava até em pé de vez em quando. É interessante ver como é possível sentir tanto uma coisa já feita tantas vezes. O que posso dizer é que valeu esperar tanto para assistir um show dos caras, e espero que voltem mais vezes e em breve, porque não é todo dia que se tem a oportunidade de chegar tão alto com tão pouco e de uma forma tão simples.

O vídeo abaixo é de uma das vezes em que tocaram por aqui, no Goma.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

qualquer música #4

Resolvi ouvir Blind Melon hoje. Não conheço a banda há tanto tempo, sempre esquecia de baixar o CD e sempre achava que o vocal era feminino. Lembrei de baixar o CD, o ouvi bastante e agora não confundo mais a voz. Essa é uma das músicas deles que eu mais ouço ultimamente.

'cause it's here, and it's what they can't see...

A seu dispor


Chico, o macaco aranha argentino, se foi para ajudar outra pessoa. Tentei dar um trato antes de encaminhá-lo. Não sei costurar ainda, mas consigo improvisar com uma tesoura.
Saudades Chico.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Várias músicas, mesma edição

Primeiro, assista a esse clipe do Raconteurs, da ótima Salute Your Solution - um dos singles de Consolers Of The Lonely (2008).


Vi o clipe e adorei esse efeito de foto montagem. Daí descobri o canal no Youtube da banda, e olha só!




Jack White e compania gostaram tanto que resolveram usar em outras músicas. Em partes de outras músicas na verdade. Tá que é o mesmo efeito, só um minuto e tal, mas não custa nada assistir. Três minutos do seu dia, pra te deixar com Raconteurs na cabeça o dia inteiro.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

qualquer foto #3

                                                                                           espero...

BIT #14

Começou com chuva e um ótimo show do Camarones ao pôr do sol. Único dia do Jambolada com nenhum show pra por defeito.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

BIT #12

Pra cobertura do Jambolada 2010, o Folhetim Baticum topou fazer os bits para o NagulhaTV. Devido a alguns contratempos, os vídeos demoraram um pouco pra sair, mas essa semana soltaremos tudo. O primeiro mostra um dos melhores shows da noite; o que mais supreendeu, com certeza. Cabruêra e um pouco do público mostrando mais ou menos o primeiro dia do Jambolada

qualquer música #3

Every day I see the mornin' come on in the same old way
I tell myself tomorrow brings me things I would not dream today