sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Votar nulo

    Sei que o voto nulo, mesmo em massa, não modifica eleição, visto que não é voto válido. Mas estive pensando e não sei se vale a pena validar o meu voto. Não nessas eleições. Quanto mais debates assisto, quanto mais reflito quanto a qualquer uma das duas propostas, mais indecisa, e desapontada, eu fico. E quando as pessoas simplesmente afirmam que votar nulo é se anular, votar no "menos pior" é algo gratificante? Faz alguma diferença? A partir do momento em que você escolhe votar no "menos pior", acaba se submetendo e se responsabilizando pelo candidato que escolheu, assim como quem fez a escolha por convicção, não pelo simples ato de votar. Não sei se quero compactuar com nenhuma das duas canditaturas entre as quais tenho que escolher.
    Essa não é minha decisão definitiva, mas acho difícil mudá-la. Por mais que se diga que quem anula o voto não tem direito de reclamar depois, penso quase o contrário. O voto nulo se dá por circunstâncias muito diferentes. No caso de não haver mais Plínio ou Marina como alternativa ao de sempre, o voto nulo, infelizmente, me parece a melhor opção.
Mais. Não consigo me imaginar votando em nenhum dos dois. Tenho asco do PSDB e o que representa. E tenho medo, sinceramente, do que seria um governo de Dilma Rousseff. Não a acho preparada. Uma pessoa tão descaradamente submissa, controlada, certamente não é o que espero que governe um país. Nem o Brasil, nem nenhum outro.
    Outra coisa. Escolher um dos dois só para dizer que escolheu um dos dois, o que muitas (mas muitas) pessoas vão fazer, pelo visto, é tão inválido quanto um voto nulo. É um voto de conformidade, num caso em que não deveria haver. Esse é justamente o problema desse país. A conformidade. É por isso que afirmo que o Brasil tem o governo que merece. Os conformados merecem o pior. Conformidade tem limite. E os brasileiros ultrapassaram, e muito, esse limite. Mas que fiquem eles com o "menos pior" que escolheram. Não quero afirmar que fiz o mesmo. Tenho certeza de que meu voto nulo me confortará muito mais do que o dos que quebrarem a cara quando verem o candidato "menos pior" deles os desapontando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário